segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Engenharia Ambiental esta convocada para "Mutirão de limpeza no parque Arnulpho no próximo sábado

O mutirão de limpeza do Parque Arnulpho Fioravanti em Dourados será realizado no dia 24 de setembro, próximo sábado. Vários parceiros já confirmaram presença e a ideia é que todo o tipo de lixo, principalmente de garrafa pet, que é a maioria, seja recolhido no período da manhã. A ação irá começar por volta das 7h30.
Há dois meses o Douradosagora vem mostrando o estado de abandono do parque, que poderia ser um dos cartões postais da cidade, por estar em área privilegiada, aos fundos do shopping Avenida Center. Se não bastasse a grande quantidade de sujeira, óleo e graxa voltaram a invadir as nascentes do lago do parque Arnulpho. Centenas de peixes apareceram mortos na semana passada. A poluição ainda ameaça a qualidade de vida das capivaras que habitam o local. são mais de 150 animais.
A campanha “SOS parque Arnulpho Fioravanti” lançada pelo O PROGRESSO e Douradosagora na semana passada já tem como parceiros no mutirão a prefeitura de Dourados, Polícia Militar Ambiental (PMA), Defesa Civil, Instituto do Meio Ambiente (Imam), Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados (ACCGD), Sesi, curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), comunidade católica, e várias empresas. Instituições e a população em geral interessadas a participar do mutirão podem comparecer no sábado. Toda a colaboração é bem-vinda e essencial para ajudar na limpeza do parque.

Neste mesmo dia haverá reflorestamento. A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura se comprometeu a doar mudas, que serão plantadas em pontos estratégicos. Esse serviço será acompanhado por profissionais do Imam. Através dos parceiros conseguiu-se o empréstimo de caçambas, para colocar o lixo, bem como a doação de sacolas plásticas. Falta ainda definir o destino correto da garrafa pet, para reciclagem. Também está sendo viabilizado a distribuição de água para os voluntários.

Resgate
Palco de eventos na década de 80 e 90 e de espaço de cultural e de lazer às famílias douradenses, o parque Arnulpho Fioravanti já foi um dos locais mais frequentados. Praticamente abandonado, somente crianças e jovens que participam de projetos de futebol é que comparecem semanalmente no parque. O problema é que vândalos tomaram conta. Prova disso é a depredação dos quiosques, das quadras, da tela que cerca o parque e da grande quantidade de garrafas de pinga.
Com a limpeza, a ideia também é a de levar a sociedade a conhecer o parque, mesmo o local não oferecendo atrativos de lazer. Com isso o Arnulpho Fioravanti poderá ganhar cidadãos de bem que venham a zelar pelo meio ambiente.

Materia Dourados agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário